Suporte

Encontre aqui as perguntas mais frequentes

Todas
Consultório
Custos Fixos
Dentista
Materiais
Procedimento
Relatório
Outras
O que é o Parcelamento Máximo?
Todo estabelecimento comercial deve ter em mente qual é o número máximo de parcelamentos sem juros que ele irá oferecer a seu cliente no cartão de crédito. O parcelamento sem juros é um dos maiores responsáveis pela redução dos lucros em um procedimento. Muitas vezes adotamos essa prática como forma de tornar o preço dos procedimentos mais atraentes ao cliente, mas nos esquecemos de calcular o quando ele irá corroer nosso lucro. Aqui no Precify, nós já incluímos esse valor no preço final do seu procedimento, ficando a seu critério definir em quantas parcelas o seu cliente poderá dividir o valor pago. Caso você não trabalhe com cartão de crédito, não se esqueça que parcelar o pagamento através de cheque ou dinheiro, também tem um custo implícito nesta prática, seja ele devido à possível inadimplência do cliente, ou mesmo o custo de oportunidade que você estará perdendo por não ter esse dinheiro em mãos para poder investir e receber juros sobre o valor. Por isso mesmo, nestes casos você deveria adotar a prática de incluir uma taxa, mesmo que pequena, como forma de lhe remunerar por esse ônus de facilitar o pagamento. Essa taxa poderá ser incluída no campo "Parcelamento" o qual explicamos logo abaixo.
Como calcular as Horas Mensais?
Esse é o total de horas que o seu consultório estará disponível para receber seus pacientes, no decorrer do mês. Por exemplo, um consultório que atende durante 8 horas por dia de segunda-feira a sexta-feira, estará disponível para atendimento um total de 172 horas por mês (8 horas por dia x 5 dias por semana x 4,3 número médio de semanas por mês). Caso você tenha mais do que uma cadeira em seu consultório, então você deverá multiplicar esse valor pelo número de cadeiras que há em seu consultório.
Que tipo de Ausências devo incluir?
Esse campo foi criado como forma de lhe ajudar a distribuir o ônus das ausências entre os outros procedimentos. Todo consultório conta com uma porcentagem de faltas e reagendamentos e o custo dessa hora parada não pode ficar a cargo do salário do dentista. Existem outras situações que podem se encaixar como ausência por exemplo, seu consultório está aberto durante 172 horas por mês, mas desse total de horas, 10% do tempo não há pacientes para ocuparem o horário, neste caso o custo da sua hora clínica deverá ser distribuído entre os outros procedimentos para que esse valor não tenha que ser retirado do seu salário. Outra situação bem comum nos consultórios odontológicos são as consultas de avaliação que geralmente não são cobradas, neste caso esse gasto com hora clínica também tem que ser distribuído entre os outros procedimentos. Vamos dar um exemplo de uma clínica que tem uma média de 5% de faltas, 5% de reagendamentos, uma média de 10% de horários vagos e mais 10% dos horários ocupados por consultas de avaliação. Neste caso teremos uma clínica em que durante 30% do tempo os custos estão sendo pagos pelo salário do dentista, o qual não tem essa finalidade e é daí que vem aquela sensação que muitos dentistas tem, quando vêm dinheiro suficiente entrar em seus consultórios, mas pouco sobrar em sua conta. Por esse motivo é importante que você avalie o fluxo dos meses passados da sua clínica e forneça informações o mais precisa possível, para que seus ganhos possam ser sempre preservados.
O que é Depreciação?
Todo consultório depende de seus materiais, equipamentos e estrutura, e nós sabemos bem que a manutenção faz parte do dia a dia clínico. Um compressor que apresenta problema, um equipo que para de funcionar, um aparelho de Raio X que precisa da visita de um técnico. Mesmo questões mais corriqueiras como uma parede com infiltração que precisa ser reparada ou um sofá da sala de espera que precisa ser trocado. A verdade é que os equipamentos e a estrutura do consultório se deteriora conforme vão sendo utilizados e para isso você precisa ter uma reserva para os gastos futuros. Foi com esse intuito que o campo Depreciação foi criado e nele você irá escolher a porcentagem do preço do seu procedimento que será reservada para esse fim, ou mesmo para uma futura ampliação do consultório, afinal de contas todos nós queremos crescer.
Qual valor de Imposto devo incluir?
Tudo depende da forma que sua clínica está constituída. Caso você já tenha transformado seu consultório em uma empresa, então a sua taxa de imposto será definida de acordo com seu faturamento. Agora caso você ainda administre seu consultório como uma Pessoa Física, então esse valor está relacionado ao seu Imposto de Renda pessoal e neste caso você deve consultar a tabela de desconto do Imposto de Renda, que atualmente tem como alíquota máxima o valor de desconto de 27,5%. Apesar de ser um valor elevado o dentista autônomo tem a vantagem de fazer uso do abatimento de algumas despesas presentes no Livro Caixa do seu Imposto de Renda, dessa maneira a sua alíquota será menor. Por exemplo, caso você seja pessoa física e seus rendimentos se encontram na faixa dos 27,5%, mas por outro lado você possui um histórico mensal onde os gastos do seu consultório, presentes no seu livro caixa, representem um total de 50% de todo o seu faturamento, então a sua alíquota de imposto de renda será algo próximo dos 14%, valor bem mais vantajoso. Por esse motivo é muito importante que você não se esqueça de verificar junto à Receita Federal, quais são os gastos que podem ser incluídos em seu livro caixa.
Devo me preocupar com o valor do Parcelamento?
Sim. Parcelar o valor do procedimento é uma forma muito atraente de conquistar o cliente. Mas você deve ficar atento, pois o valor cobrado pelas empresas de Cartão de Crédito é também um custo e deve ser incluído no seu preço final. Ao preencher esse campo com a taxa correta cobrada por sua operadora de cartão de crédito e preencher também o campo Parcelamento Máximo, seu preço já estará atualizado com todos os custos do cartão de crédito. Esse campo também pode ser usado por aqueles que não trabalham com cartão de crédito, mas mesmo assim parcelam os procedimentos para seus clientes, seja no dinheiro ou mesmo no cheque. Neste caso a taxa de parcelamento que será cobrada fica a seu critério, tendo em vista que o ônus do parcelamento é seu.
Quais Custos Fixos devo incluir?
Em geral você deve incluir nos custos fixos, todos aqueles gastos que se repetem, seja mensalmente ou mesmo em outro período como anualmente. Por exemplo, aluguel, telefone, água, luz, salário da secretária, CRO, impostos de funcionamento, etc. Quanto mais custos fixos você incluir, maior será a precisão do seu preço final. O valor para cada custo fixo deve ser o gasto mensal com aquele custo por exemplo, o salário da secretária deve ser incluído integralmente, já o gasto com CRO, como o valor é pago anualmente, deve ser dividido por 12 e o resultado deve ser incluído como custo fixo mensal referente àquele gasto. Você faz uma reserva mensal para poder sair de férias uma vez por ano? Então divida seu salário por 12 e adicione esse valor como custo fixo. Isso também vale para os encargos trabalhistas dos seus funcionários, como Férias e 13º salário.
Quais Custos Fixos NÃO devo incluir?
Você não deve incluir em custos fixos, os valores que estão diretamente associados aos procedimentos, são eles, o salário do dentista, gastos com protéticos, o valor pago ao dentista terceirizado e os materiais utilizados em cada procedimento. Gastos com dental não devem ser incluídos nos custos fixos. Todos esses valores já possuem um local apropriado para serem incluídos e falaremos mais sobre eles nas perguntas abaixo.
Como devo calcular o salário do Dentista?
O cirurgião dentista em geral, não está acostumado a pensar em seus rendimentos como um salário fixo mensal. Mas para que você possa ter um preço de procedimento bem definido é interessante que você tenha em mente, qual é o valor de retirada mínimo, que será necessário para arcar com todas as suas despesas pessoais. É óbvio que esse não será a única retirada feita pelo dentista, outros valores tais como, a depreciação e o lucro obtido, também compõe o valor total que remunera mensalmente o cirurgião dentista por seu trabalho. Como exemplo, contabilize todos os gastos pessoais necessários ao seu dia a dia, tais como aluguel, alimentação, combustível, escola das crianças. Caso você compartilha esses gastos com seu cônjuge, então o seu salário deverá ser a parte que lhe cabe destes gastos, por exemplo 50%. Não inclua no seu salário, gastos com seu 13º e sua aposentadoria, esses valores podem ser considerados como custos fixos do consultório.
Quais salários devo incluir?
Você deve incluir apenas o salário dos dentistas que compartilham com você o tempo disponível para atendimento em sua clínica. Por exemplo, você possui uma clínica onde apenas você atende como dentista, então nesta aba deverá ter apenas o seu salário. Outra situação, você e um colega compartilham as horas disponíveis de uma cadeira, então você deve incluir o salário dos dois dentistas. Salário de funcionários deve ser incluído como custos fixos. Agora vamos supor que em sua clínica, não há um dentista especializado em Periodontia e você convida um colega que já possui consultório para frequentar sua clínica e atender seus pacientes. Esse é o Dentista Terceirizado e o valor pago a ele deverá estar presente no campo Custos Extras dentro de cada procedimento.
Como devo preencher o campo Custo do Material?
Esse deve ser o valor presente na embalagem do produto, por exemplo uma caixa de luva de procedimento com 100 unidades custa R$14,00, então esse é o valor que deverá ser colocado como custo do material.
Qual o significado do campo Descrição das Unidades?
Neste campo você deverá descrever a forma como você utiliza o produto, o tamanho da porção de um material. Por exemplo uma caixa de luvas com 100 unidades, então neste campo deve estar descrito "Unidade", essa informação será mostrada para você no momento de preencher os materiais utilizados em um procedimento para que você possa lembrar em que quantidade utiliza o material. No caso de um adesivo, você pode preencher o campo com a informação "Gota". Essa informação também será importante no momento de preencher o campo "Unidades por Embalagem", pois irá lhe orientar a definir o rendimento de um material, seja ele medido em unidades, gotas ou porções.
Para que serve o campo Unidades por Embalagem?
Esse campo será utilizado para fornecer a quantidade do material que há dentro da embalagem. Por Exemplo, uma caixa de Luvas de Procedimento que custa R$14,00 com 100 unidades e é usada aos pares você deverá colocar o valor R$14,00 no campo "Custo do Material" e 100 no campo "Unidades por Embalagem" já o campo "Descrição das Unidades" serve apenas para você "lembrar" no futuro como você utiliza esse material. Por exemplo você pode escrever nesse campo "unidade", assim quando você estiver em procedimento basta colocar o valor 2 no campo dos materiais com nome "Luva de Procedimento". Agora caso você decida que dentro dessa embalagem ao invés de 100 unidades existam 50 pares, então você deverá colocar no campo "Descrição das Unidades" a palavra "par" e em "Unidades por Embalagem" o valor de 50 e no procedimento coloque o valor 1 no campo "Luva de Procedimento"
Como devo calcular as Unidades por Embalagem de produtos como Adesivo, Resinas e Brocas?
Alguns produtos não são tão simples para calcularmos o valor de Unidades por Embalagem. No caso de Adesivos e Resinas, você terá que se basear na sua experiência passada e imaginar um valor aproximado para o rendimento destes produtos. Dependendo da sua porção, um tubo de resina de 4 gramas pode render por volta de 16 porções. Com relação ao adesivo, em geral 1 mililitro de substância líquida possuí 20 gotas. Já no caso de materiais como uma Broca, onde há apenas uma unidade que pode ser reutilizada um número fixo de vezes, cabe também sua experiência, após um certo número de autoclavagens, qualquer instrumental perde suas propriedades principais tendo que ser substituído. Portanto, cabe a você dizer, após quantos ciclos de autoclavagem você terá que substituir a sua broca. Vamos supor que uma broca comum dure 5 ciclos de autoclavagem, nesse caso essa sua broca terá um valor de Unidades por Embalagem de 0,2, pois a cada procedimento, um quinto do seu valor deverá ser adicionado ao procedimento, para que após 5 procedimentos ela possa ser substituída.
O que são Procedimentos?
Procedimento pode ser qualquer atividade executada pelo dentista que você queira colocar preço. Uma consulta é o exemplo mais simples de procedimento. Uma atividade mais complexa como Tratamento Ortodôntico, pode ser classificado como procedimento ou pode ser uma atividade composta por vários procedimentos tais como, Consulta de Avaliação, Instalação do Aparelho, Manutenção, Retirada do Aparelho, cada um destes procedimentos terá um preço e a soma de todos eles dará o preço da atividade Tratamento Ortodôntico.
Como calcular as Horas Clínicas Gastas?
Esse é o tempo gasto em um procedimento. Uma consulta por exemplo, pode levar 15 minutos, meia hora ou até mais do que isso, dependendo da especialidade que estará envolvida na consulta. Esse campo deve ser preenchido com um valor em horas, portanto um procedimento que dure uma hora terá valor 1, um procedimento que dure meia hora deverá ter valor 0,5, um procedimento de uma hora e meia deverá ter valor 1,5. Para calcular o tempo do seu procedimento basta dividir o número de minutos por 60, por exemplo 15 minutos serão 15/60=0,25.
Quando devo selecionar o campo Dentista Terceirizado?
Você deve selecionar esse campo quando receber em seu consultório algum dentista de alguma especialidade que você não atende. Ao selecionar esse campo o valor do salário do dentista não será incluído no preço final, afinal de contas não será você que irá realizar o procedimento. Neste caso o dentista terceirizado irá cobrar um valor que você deverá incluir no campo Custos Extras do procedimento, o qual veremos a seguir.
Quais são os Custos Extras?
São todos aqueles custos que só ocorrem, quando o procedimento é agendado, por exemplo o valor pago a um dentista terceirizado, aquele que vem até seu consultório atender uma especialidade que você não domina. Outro custo extra é o valor do protético gasto naquele procedimento. Para adicionar mais do que um Custo Extra, inclua o primeiro e salve o procedimento, em seguida um novo campo de custo extra irá surgir.
Quais informações devo encontrar no Relatório?
O Relatório é o local onde o Precify mostra o resultado de todas as informações fornecidas por você. Lá você terá acesso ao preço final do seu procedimento, além de como esse preço está sendo composto. O quanto este procedimento gasta com materiais, com salário, com imposto, com cartão de crédito, etc. Através desse relatório você poderá analisar os custos do seu consultório e onde você poderá economizar. Lá você encontrará também o custo da sua hora clínica e com este valor somado ao custo de uma hora de salário do dentista, você saberá o quanto retira do seu bolso quando um paciente não comparece a um agendamento.
O que é o custo da Hora Clínica?
É o valor gasto para que seu consultório possa funcionar pelo período de uma hora. Ele está associado aos Custos Fixos do seu consultório.
Qual valor devo cobrar por Procedimento?
O valor do procedimento calculado pelo Precify é o valor mínimo que você deve cobrar de seu paciente. Cobrar um valor abaixo do preço calculado pelo Precify é o mesmo que tirar dinheiro do próprio bolso.
O valor do meu procedimento ficou muito abaixo do valor que cobro atualmente.
Se você forneceu o máximo de informações possíveis ao Precify, então parabéns, isso significa que seus custos estão baixo e você terá uma boa margem de lucro para variar seu preço de acordo com a concorrência. Defina o preço que for mais adequado a sua clínica, desde que ele seja maior ou igual ao calculado pelo Precify.
O valor do meu procedimento ficou muito acima do valor que cobro atualmente.
Neste caso, ou seus custos estão muito altos e teremos que investigar quais custos podem ser reduzidos, ou você está cobrando um valor muito baixo, provavelmente fruto de uma concorrência muito forte ao redor do seu consultório. Neste caso nós sugerimos adotar o preço calculado pelo Precify, pois se você pratica uma odontologia de qualidade, seus pacientes acharão justo o valor cobrado por seu procedimento.
Como dar desconto para pagamento à vista?
O Relatório do Precify informa tanto o preço do seu procedimento à prazo quando o preço à vista.
Qual valor devo pagar para um Dentista que me substitui durante minhas férias?
No relatório do Precify há uma coluna referente à parte do valor do procedimento que irá compor o salário do dentista. Esse é o valor que você deveria oferecer a um dentista que está lhe substituindo na execução de um procedimento.
Quais são as maiores fontes de gasto de um consultório?
Ao contrário do que a maioria dos dentistas acreditam, não são os materiais os maiores gastos de um consultório, em algumas situações esse valor não passa de 10% do valor do procedimento. Sem sombra de dúvidas, os gastos com a Hora Clínica, com o salário, com impostos e operadoras de cartão de crédito, são os principais responsáveis que contribuem para o aumento do preço do procedimento.
Porque vocês cobram assinatura?
Para que você possa ter um serviço sempre disponível, seguro e em constante evolução. Nossa equipe é formada por desenvolvedores que estão a todo momento trabalhando em novos recursos para que no futuro o Precify possa facilitar ainda mais o dia a dia do cirurgião dentista.
Posso aplicar o índice de inflação fornecido pelo governo aos meus procedimentos?
Essa não é uma boa prática, pois o índice de inflação fornecido pelo governo é muito abrangente e agrega vários setores da economia. Utilizar esse índice pode não refletir a verdadeira inflação ocorrida no setor odontológico. Reserve um período de meia hora uma vez por mês para atualizar os valores dos materiais e dos custos fixos, dessa maneira você terá um reajuste muito mais próximo da realidade do consultório e seu preço não estará defasado.
Como devo reajustar os preços dos procedimentos?
O ideal é que seu preço seja dinâmico para que a cada mês ele possa refletir o dinamismo dos custos fixos e da variação dos materiais. Caso você não se sinta à vontade para alterar com tanta frequência sua tabela de preços, então tenha o hábito de atualizar os valores do Precify mensalmente e só repasse as mudanças para seu paciente quando a diferença entre o preço praticado e o do Precify começar a aumentar.
Atendo convênio, o Precify é adequado para meu consultório?
Sim. Uma vez fornecida todas as informações ao Precify ele te dirá se o valor pago por seu procedimento pela operadora de plano de saúde, está adequado para arcar com seus gastos e garantir seu salário ao final do mês. Não se esqueça de incluir no tempo dos procedimentos as horas que você gasta para preencher a papelada solicitada pelo plano de saúde.
Como faço para sugerir novos recursos ao Precify?
Basta nos enviar uma mensagem utilizado o campo Contato abaixo com sua sugestão e iremos escolher as modificações mais pedidas para serem incluídas nas versões futuras.